Armazenar a carga (corrente elétrica) é muito importante em diversos circuitos, principalmente nos que envolvem a eletrônica. Capacitores elétricos são responsáveis por armazenar uma quantidade grande de carga elétrica, para que então ela seja liberada apenas quando o circuito necessita, sendo dessa forma fundamental em circuitos elétricos.
A necessidade acontece, pois os condutores isolados não contam com a capacidade de armazenar grandes cargas elétricas, e até mesmo pequenas cargas que aumentam o campo elétrico, ou seja, o condutor acabará descarregando de forma muito mais rápida.
O passo a passo para adicionar capacitores em paralelo e em série poderá ajudar bastante para descobrir todo o potencial, assim como as suas propriedades.
Da mesma forma que os resistores, os capacitores podem ser associados de três maneiras: em série, paralelo ou misto. Hoje falaremos dos capacitores em paralelo e em série.
CAPACITORES EM SÉRIE
Nesse caso, um capacitor e a sua armadura positiva são ligados com outro capacitor e a sua armadura negativa, de forma sucessiva.
CAPACITORES EM PARALELO
Já os capacitores em paralelo têm suas placas positivas ligadas entre si, assim como as negativas.
E o papo não termina por aqui, confira a seguir como adicionar capacitores em série e em paralelo passo a passo:
ADICIONAR CAPACITORES EM SÉRIE – PASSO A PASSO
- Escolha quais serão os capacitores ideais para o seu circuito, e lembre-se que essa decisão é muito importante e deve levar em conta as propriedades do seu capacitor individual.
- Com o auxílio de um clipe, ligue um capacitor à extremidade do circuito.
- Com outro clipe, prenda outro capacitor à extremidade oposta do primeiro capacitor.
- Siga os mesmos passos acima para adicionar os capacitores necessários, e lembre-se que para que eles sejam considerados “em série”, precisam ser consecutivos, sem nenhum outro tipo de componente.
- Feito isso, o seu capacitor em série estará devidamente adicionado.
ADICIONAR CAPACITORES EM PARALELO – PASSO A PASSO
- Escolha os capacitores que sejam ideais para o circuito.
- Com ajuda de um clipe, prenda uma seção de fio pequena na extremidade do circuito.
- Em cada capacitor usado, você deverá prender uma das suas extremidades a essa nova seção de fio, pois o grupo ficará em paralelo.
- Na ponta oposta do primeiro fio, você deverá adicionar outra seção de fio para então prender com clipes adicionais os capacitores.
- Continua seguindo os passos para prosseguir com o restante do circuito, desde a extremidade do segundo fio. Os pontos de junção serão os que os novos fios se encontrarão com o restante do circuito.
- Feito isso, os capacitores em paralelo estarão devidamente adicionados.
ADVERTÊNCIAS E DICAS
- Procure sempre por um eletricista qualificado para a realização de qualquer serviço de elétrica.
- Esse tema pode cair bastante em alguns cursos da área, e vale se aprofundar em cálculos de associação para compreender melhor os capacitores.
Gostou? Então deixe os seus comentários e continue nos acompanhando, pois temos muitas novidades imperdíveis para você. Não se esqueça de deixar também as suas sugestões.