Cada vez mais as pessoas estão buscando soluções de economizar energia de maneira eficiente. Porém, o que muita gente não toma conhecimento é que boa parte do consumo de energia elétrica em suas residências acontece na forma de desperdício, causado pela dissipação de calor nos fios e cabos de uma instalação elétrica, isso devido ao mau dimensionamento na hora de fazer o projeto elétrico
Os grandes vilões de desperdício em uma instalação elétrica
Uns dos grades fatores desse desperdício vem principalmente de circuitos mal dimensionados na hora de fazer o projeto elétrico, no aumento de equipamentos elétricos e eletrônicos na residência onde muitos passam a fazer uso inadequado das tomadas instaladas colocando os famosos benjamins (“T’”) fazendo com que os circuitos passem a trabalhar sobrecarregados.
Também um outro fator podemos citar uso de materiais inadequados na instalação onde muitos acabam optando por produtos baratos e de baixa qualidade.
Um circuito mal dimensionado, além do desperdício pode causar graves acidentes na residência até mesmo a incêndios, por isso a necessidade de contratar bons profissionais.
Quando o circuito é bem dimensionado, ou seja, com bitola do fio e disjuntores adequados, fazer uso de produtos e equipamentos elétrico e eletrônico que estejam dentro das normas evitam um desperdício de energia de até 40%.
Possíveis causas que podem gerar o desperdício de energia elétrica
Ineficiência de processos
- É quando os equipamentos passam a trabalhar de forma inadequadas causando um aumento das perdas por efeito joule, devido ao superaquecimento dos fios e cabos. Isso é devido a emendas mau feitas e também naquelas famosas ampliações na residência sem fazer um novo dimensionamento no circuito elétrico e fazendo
Uso de irracional da energia elétrica
- deixar a luz acesa quando não estiver usando;
- fazer uso de benjamins (como já citado);
- abir todo hora sem necessidade a geladeira;
- regulagem inadequada da temperatura de geladeira, freezer e ar condicionado.