Conheça um pouco mais sobre aplicação e funcionamento dos comandos elétricos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Ao estudar sobre eletricidade, vemos o termo “comandos elétricos“, eles são responsáveis por realizar o uso devido da energia produzida ao final do processo de redução de tensão e do transporte para o consumo mais simples. Os comandos elétricos são relevantes para qualquer tipo de manipulação elétrica. h

Os comandos elétricos tem como função conduzir a corrente elétrica em motores elétricos em circuitos, trabalhando em motores, como é o caso dos motores síncronos, motores de passos e corrente contínua.

Em um painel elétrico de operação, temos os principais objetivos dos comandos elétricos, proporcionar a proteção do operador e favorecer a lógica nos comandos.

Seguindo esse princípio, os comandos elétricos seguem um modelo básico para que haja o acionamento do motor elétrico, de acordo com os tópicos abaixo:

  • Proteção contra correntes de curto-circuito:  são os dispositivos ou meios que tem como objetivo garantir a proteção dos condutores no circuito nas extremidades interna e externa.
  • Proteção contra correntes de sobrecarga: realiza a proteção das bobinas que estão ao redor do motor.
  • Dispositivos de manobra: tem como função de desligar o motor, evitando com que o colaborador tenha contato com o circuito da potência onde há uma passagem de corrente maior.
  • Seccionamento: é o elemento que só pode ser manipulado quando estiver sem carga, isso garante a segurança do operador. Servindo para realizar a manutenção de operações de verificação no circuito.

Quais os principais componentes do Comando Elétrico?

No painel elétrico há uma configuração extensa com variedades de potências e voltagens com diversas ferramentas a comandos específicos e aplicabilidade específica de acordo com a necessidade dos comandos elétricos.

  • Relés

São os interruptores eletromecânicos que tem como função que atuam no circuito quando a corrente passa pela bobina interna deles. Por mais que tenha aplicações externas, o mecanismo é bem básico para ligar e desligar os circuitos.

  • Fusíveis

São os elementos eletromecânicos dos comandos elétricos, muito utilizados nas estruturas elétricas de diversos prédios, construções e estabelecimentos. Tem como principal função protegê-lo contra eventuais queimas, sobrecargas, e curto-circuitos, evitando que ocorram acidentes domésticos e outros tipos de transtorno.

  • Botão de Comando

Carrega uma função especial nos circuitos elétricos, funcionando como uma chave especial onde por uma mola ele é acionado, retornando à posição original. Agindo nos circuitos fazendo o controle elétrico desliga e liga nos sistemas.

  • Disjuntores

São elementos eletromecânicos que fazem a proteção do circuito contra sobrecargas e curto-circuitos que derivam da desestabilização na temperatura de onde é operado o circuito ou em falhas internas.

  • Contadores

São semelhantes ao relés, sendo um dispositivo eletromecânico de comando elétrico que pode ser operado a distância, sendo a sua principal função controlar a passagem de correntes intensas. É ideal em motores elétricos com alta potência.

  • Relé de Sobrecarga

É o tipo de dispositivo que protege contra sobrecargas e curtos-circuitos. Seu funcionamento deriva da dilatação frente a corrente acima do suportado pelo circuito.

De forma geral, os comandos elétricos seguem a simbologia padrão para operar os comandos e fazer o uso certo da corrente elétrica em circuitos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×