Quais os maiores erros que cometemos na medição de energia elétrica?

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A Agência Reguladora de Energia Elétrica leva em consideração as perdas não técnicas a falta de medidor em unidades que consomem, as fraudes, os furtos de energia, os erros de medição de energia elétrica e as deficiências no processo de faturamento.

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Fraudar energia elétrica no sistema é uma ação que normalmente é feita por consumidores que violam o sistema de medição de energia para ter um registro de consumo menor do que o que realmente foi gasto. Já o furto de energia é feito pelas pessoas que não são consumidoras e fazem uma ligação clandestina para poder consumir a energia.

A Agência reguladora tem os índices de consumo irregular pelo Brasil, na região Norte, cerca de 20% da energia distribuída é consumida irregularmente, já no Sudeste 10%, Nordeste 9%, Centro-Oeste 5% e na região Sul, 3%.

O fim das ligações irregulares

As companhias de distribuição de energia vem se aliado a tecnologia com objetivo de evitar fraudes no sistema de energia. Um exemplo disso é a CPFL Energia, que implementou medidores inteligentes e faz o cruzamento da análise dos dados, alcançando assim um índice de 90% positivo para identificar problemas.

Essa nova tecnologia de cruzamento inteligente dos dados teve o seu ponto de partida em clientes do Grupo A, que são aqueles grandes consumidores de energia e depois passando para os clientes residenciais, os consumidores do Grupo B.

Essa iniciativa ajudou as distribuidoras da CPFL Energia recuperassem 372 GWh de energia, quantidade essa que atende o consumo anual de 146 mil clientes Grupo B.

De acordo com a distribuidora que atua nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, para que haja um forte combate contra fraudes, o uso dos medidores inteligentes é essencial. Isso porque eles conseguem proporcionar os dados técnicos sobre o consumo, cruzando assim o perfil do cliente e combinando com a plataforma de inteligência artificial, determinam se tem ou não problemas.

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Com esse tipo de resultado, uma equipe de inspeção é enviada para fazer a investigação do local, vendo se o problema é técnico ou se o cliente está burlando a medição de energia.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) também está investindo pesado em sistema de monitoramento remoto, isso tudo para reduzir o número de fraudes no sistema de energia. Há casos que para encontrar esses furtos, há o sobrevoo de drones as áreas de maior incidência de instalações irregulares.

Já nos locais ditos mais “sofisticados” em relação às fraudes, o que engloba o Grupo A (indústria e grandes varejistas), a investigação é feita por meio do monitoramento remoto, com medidores inteligentes que são instalados no topo dos postes de energia, por exemplo.

Assim as informações de consumo daquele local são enviadas para uma central para serem analisadas e cruzam-se os dados, vendo assim como é o histórico do local. Esse medidor inteligente no posto, também entrega um relatório ao cliente, podendo assim este monitorar o seu gasto.

Quando há muitos furtos de energia em uma mesma área com o uso excessivo de um cabo e até mesmo do transformador, pode acarretar incêndios com risco de grandes danos.

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