O motor elétrico é um equipamento serve para transformar energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado em todos os motores elétricos, já que funciona mesclando a praticidade de transporte, economia, pouco custo, limpeza e comandos básicos. Enfim, se tratam de equipamentos de simples construção e de rápida adaptação com todo e qualquer produto de carga.
Veja também Instalações Elétricas: Montagem de um Quadro de Distribuição – Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto
Função dos motores elétricos
Hoje em dia, os motores elétricos não geram energia, mas, sim, tratam de transformar outras formas de energia em energia mecânica para que consigam entrar em funcionando. Desta forma, nada mais surge, basicamente, do nada e é apenas reformulado para cumprir um propósito determinado. Um exemplo pratico disso pode ser encontrado no liquidificador, que qualquer pessoa tem em casa. O liquidificador converte a energia elétrica em mecânica para que possa trabalhar com os alimentos em seu interior. Atualmente, em função da enorme necessidade de se preservar a camada de ozônio e reduzir a emissão de gases nocivos, os motores elétricos vem sendo muito usados em automóveis com o objetivo de poupar energia e priorizar a conservação do meio ambiente e de seus recursos escassos.
Já que gases como o dióxido de carbono que é despachado para o ambiente através dos escapamentos de carros e das chaminés das indústrias, possui um imenso impacto negativo na cama de ozônio, tão importante para ajudar a contar os raios ultravioletas oriundos do sol, que podem ser altamente perigosos para a saúde humana.
A forma de funcionamento dos motores elétricos toma por base os princípios do eletromagnetismo, nos quais os condutores localizados em um campo magnético e repassados por corrente elétrica, são afetados pela atividade de uma força mecânica, denominada como torque.

Tipos de motores elétricos
Há diversos modelos de motores elétricos, dentes estes modelos, os mais importantes são os que fazem uso de corrente contínua e de corrente alternada. Enquanto que os motores de corrente contínua são mais caros, já que se torna necessário a presença de um dispositivo que transforme a correr alternada em corrente continua. Sendo assim, os motores de corrente alternada são mais baratos e os mais usados, pois a energia elétrica é distribuída em forma de corrente alternada, diminuindo consideravelmente as despesas.
Corrente contínua: corrente que tem fluxo contínuo e ordenado de elétrons sempre na mesma direção.
Corrente alternada: corrente, na qual o alcance e direção variam ciclicamente, desta forma, há uma modificação de corrente elétrica, ao contrário da corrente continua.
2 respostas em “Motores elétricos – dicas, função, tipos, passo a passo”
vão toma no cu , escrevam um artigo descente, seus bosta, bagulho mal feito da porra, vai se fuder, até uma criança escreve um texto melhor, vtmnc
A exemplo de corrente alternada e corrente continua são as maquinas de solda inversoras em que entra corrente alternada e retificada por 2 placas trabalhando a partir dai com corrente continua