Objetivo da norma NBR 14136/02
O objetivo desta Norma fixa é defini as dimensões de plugues e tomadas de características nominais até 20 A/250 V em corrente alternada, para uso doméstico e análogo, para a ligação a sistemas de distribuição com tensões nominais compreendidas entre 100 V e 250 V em corrente alternada. Esta norma foi aprovada em 2001 com objetivo de aumentar a segurança das instalações elétricas e principalmente a segurança da vida das pessoas.
O novo padrão das tomadas
O novo padrão das tomadas segue a norma NBR 14136/02 que determina que as tomadas possam ser construídas com as seguintes configurações:
Fixas e sempre 2P+T
Móveis, 2P ou 2P+T
De 10A ou 20A
De embutir, sobrepor ou semi-embutir
Desmontáveis ou não desmontáveis
Compatibilidade
A esse novo padrão tem apenas duas versões e corrente nominais a NBR 141236/02 padroniza corrente 10 A e 20 A.
As tomadas de 20 A devem permitir a inserção de plugues de 10 A e 20 A, e as tomadas com contato terra devem permi
tir a inserção de plugues com e sem pino terra;
As tomadas de 10 A não devem permitir a inserção de plugues 20 A devido ao diâmetro dos plugues, evitando assim uma sobrecarga;
As vantagens do novo padrão das tomadas
Agora com esse novo padrão de tomadas vai evitar que o usuário corra o rico de um contato acidental na hora de plugar na tomada evitando um choque elétrico. Todas as tomadas fixas vão ter o pino terra protegendo as pessoas e os aparelhos. Com essa nova geometria das tomadas vai proteger as crianças de levar um choque elétrico.
Toda essa mudança foi feita para aumentar a segurança dos usuários de plugues e tomadas, reduzindo o perigo de choques. Todo este esforço tem um só objetivo preservar a vida do ser humano.