Por que tomamos choque na torneira do chuveiro? e como podemos economizar energia com seu uso?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando se tem algum corte no dedo, acaba sendo comum levar um choque na torneira do chuveiro leve ao ligar ou desliga-lo ne? Muita gente não entende o porquê disso acontecer, mas vamos tentar explicar.

Como instalar um disjuntor DR – dicas, passo a passo

No chuveiro á uma resistência que é responsável por captar toda a tensão elétrica e que faz o transporte de elétrons para água, causando assim o aquecimento. Como a água mantém contato direto com essa resistência e naturalmente, os minerais que estão nelas são excelentes condutores elétricos, quando ocorre algum tipo de escape da corrente elétrica, a água escorre por todo o cano.

Assim, caso a torneira do chuveiro seja metálica, vai acabar ficando energizada, causando aquela sensação de choque. Essa corrente que escapa é muito pequena e muitas vezes nem sentimentos o choque. Mas quando o corpo está com resistência baixa, por algum corte, por exemplo, o choque ocorre.

O primeiro passo para resolver esse problema de escape é contratar um bom eletricista, já que caso você não seja especialista em elétrica, pode ocorrer um acidente. Mas se você é apto para isso, será necessário aterrar seu chuveiro, ligando o cabo de terra ao sistema de aterramento de seu imóvel.

Choques elétricos – dicas, passo a passo

Como fazer a montagem de um Quadro de Distribuição

Aprenda como fazer a instalação de Ar condicionado Split

Uma saída um tanto quanto improvisada é o uso de sandálias emborrachadas para tomar banho sem ter riscos de tomar
choque na torneira do chuveiro ao tocá-lo. Vemos muitas pessoas também as utilizando quando o tempo está chuvoso e com raios.

Como economizar energia elétrica usando o chuveiro?

É normal os chuveiros elétricos terem uma chave com 3 temperaturas: inverno, verão e desligado, que acompanha as temperaturas indicadas para cada estação. No verão, por exemplo, há uma economia de 30% de energia pela falta de aquecimento da água.

Uma dica é evitar usar o chuveiro elétrico no momento em que outros aparelhos que puxam muita energia estejam sendo utilizados, já que nessa situação há uma sobrecarga na rede de energia elétrica.

Feche a água enquanto você estiver se ensaboando, isso vai economizar água e energia.

Outro ponto que devemos dar atenção é em não usar a resistência queimada, porque isso vai resultar no aumento do consumo de energia, além de ser bem perigoso.

Evite banhos demorados que gastem muita água e energia, já que além de não contribuir para o seu bolso, são prejudiciais ao meio-ambiente.

Não escove os dentes, faça a barba ou fazer depilação no banho. E dê uma atenção especial aos defeitos de instalação ou problemas com a fiação, com o auxílio de um profissional especializado. Não esqueça também de limpar os orifícios por onde a água sai no chuveiro.

Aquecedor de água a gás

Usar aquecedor a gás pode gerar uma economia entre 30 e 50% no gasto de energia elétrica com o chuveiro de casa. E vale notar que os gastos com banho representam cerca de 25% da conta de energia de uma casa, assim ter um aquecedor de água a gás pode gerar uma boa economia no final do mês.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
76795